5.10.06

Religião e Espiritualidade



Estava escrevendo um comentário no blog da Issana e fui me alongando tanto que achei que merecia ser um post no pinkareta. Assim aqui estou para falar o que penso de religião e espiritualidade.
Minha mãe é livre pensadora, meu pai protestante e minha avó era uma respeitada nutricionista espírita, que tratava de doentes em parceria com um tio avó já falecido. Por muitos anos ela acompanhou, com sucesso, seus pacientes HIV com nutrição, carinho e boas dicas sopradas do lado de lá. Numa época que não existia o bem sucedido coquetel de medicamentos que há hoje em dia, ela conseguiu manter a boa saúde de seus pacientes.
Com essa boa mistura, eu me tornei uma curiosa sobre todas as religiões. Amo teologia e filosofia! Desde os 12 anos leio tudo que cai no meu colo, mais aquilo que minha curiosidade me levou a buscar. Se pararmos para pensar, o que somos e porque estamos aqui, deveria ser essa a nossa busca maior. Pelo menos nos dedicar a esse estudo tanto quanto nos dedicamos ao trabalho e à diversão.
Quando era adolescente, morava no campo e tinha tal intimidade com a natureza que sabia exatamente quando entrava uma nova estação. Claro que o tempo da natureza não obedecia exatamente ao calendário humano. O tempo tinha seu próprio tempo. Eu dizia para minha mãe: - Mãe, hoje está entrando a primavera, ou o outono, ou verão... Sinto no ar, no cheiro. Era assim mesmo, o dia amanhecia diferente e eu podia sentir isso. Passava a semana me sentindo em outra dimensão até que a nova estação firmava o pé.
Hoje confesso que não tenho muito tempo para isso. Mas minha alma aguarda pacientemente que eu retome meus contatos.

7 comentários:

Daniela Mann disse...

Que alegria recebê-la!!! Li o seu post e confesso que já me decidi espiritualmente. Sou evangélica e acredito que a salvação está mesmo em Jesus Cristo. É bom falar nestes temas, muito embora prefira dar testemunho com a minha vida do que a falar. As acções valem mais que ml palavras!
Beijinhos linda, já estava com saudades suas.
.....................-.'.....'.-.
...............-(........../.....)-.
............./.....'....oOo...'.....
..,...........--.oOOOOOo.-'-./.
..|..,.....(..'..:oOOOOOo:...’).
._./|...../'--'oOOOOOo'-'-'.
.'-...;/|...........''oOo''......./.
..--`'..:/|..'-(...../.........)-.
..'--..`../..//..'--'.__.'--´.
....`'-,_';//.
...........'(( .
............. .
............... . Um abraço apertadinho,
................ . Daniela

Issana disse...

Pra variar, mandou suuuuper bem!

Bom vc ter retornado...

Abracinho,
Issana

Kafé Roceiro disse...

Que bom que estava à toa na vida e me descobriu. Fiquei muito feliz. Confesso que gostei muito do seu blog.

Ricardo Rayol disse...

É muito interessante com alguns comentários se transformam em post. Evito de falar de religião pois é um assunto muito pantanoso e espinhoso.

Maitê disse...

Oi!!! Pois é Pat, mas sou muito viciada em Lost e então fico fazendo minhas coisas, mas com o programa baixando. Sabe, falando em espiritualidade e sobre seu interesse em filosofia, creio que vc ia adorar Lost, pois é um prato cheio. Há filosofia, religião, misticismo. Muito bom. Eu viciei... Abração

Ricardo Rayol disse...

Obrigado pelas visitas :-)

Flávia disse...

Oi Pat! Também escrevi sobre religião hoje. Estamos em Guerra Santa aqui em Médici... Chama o enfermeiro para me socorrer... não dô conta.
Eu adoro acompanhar a natureza. Não tem religião melhor e mais bem feita. É perfeita.
Beijos