13.10.08

Tsunami financeiro

Todo mundo está em pânico!
Isso faz sentido?

Será que o dinheiro sumiu? Onde foi parar o dinheiro de quem vendeu toneladas de ações nas bolsas do mundo inteiro nos últimos dias?
Nos bancos, oras!

É o fim do mundo? Vamos voltar a trocar batatas por carne? Quem vive de ganhar dinheiro com negócios financeiros vai plantar mandioca?

Será que dá para parar de ter chilique e pensar um pouco?
Quanto será que vai ganhar quem está se divertindo com esse corre-corre de dinheiro. Porque, eu não duvido que haja um grande número de investidores sorrindo, escancaradamente, com as bolsas tão em baixa... Imagine quanto vão ganhar agora, na compra.

Banco vai deixar de ganhar dinheiro? Claro que não! Banco vive de empréstimos e ciranda financeira. Esse é o negócio deles.
Governos têm que ter pulso firme e tratar de dar um basta nessa brincadeira.
É claro que há um motivo real para alarde, mas não para pânico.
Tsunami é o que surgiu depois que todos ficaram com o espírito fora do centro, trocando e-mails anunciando o fim-de-mundo e grudados nas últimas notícias do mercado e bolsas nacionais e internacionais.
Nem eu escapei disso! Mas, só tempo o bastante para perceber que somos todos uns coitados. Tão cultos e, mesmo assim, somos engolidos pelo comportamento de massa. Uma massa de alto nível, sem dúvida, mas tão prejudicial ao mundo quanto um arrastão, com depredação e saques, que normalmente se segue a qualquer catástrofe.

O melhor a fazer é desligar a TV e Internet por uma ou duas semanas.

2 comentários:

Kenia disse...

seus textos sao excelentes para tirar base em redacoes, sempre preciso fazer redacoes sobre estes temas e nao sei de onde comecar.

Patricia kenney disse...

Querida Kenia,
A melhor redação é aquela que diz o que voce pensa e sente, mesmo que seja uma visão equivocada.
Você pode não seu um profundo conhecedor do assunto, mas seu ponto de vista, com argumentação sobre o que voce "pensa" entender sempre dá bons textos.
obrigada pela visita
abraços