Pular para o conteúdo principal

Que saudades!

Interior é mesmo um encanto... Fomos apenas visitar uns parentes numa típica cidade no Sul de Minas que nem turística é. Nada além da esperada praça central, gente boa, família e aquele deixa estar que vai contagiando todo mundo, devagarzinho, sem fazer força, até que você, no primeiro dia de volta ao mundo moderno, se vê na internet, procurando sítio para comprar lá por aquelas bandas. 

Tem coisa mais bacana do que juntá a família e deixá a criançada brincando com os primo? Um corre dicá, outro prá lá, pelo quintal de terra... Outro sobre na mangueira... Os cachorro tudo doido embaixo querendo subi também. Daí, de tardinha, vem aquele café quentinho com broa... Depois um passeio na praça para tomar sorvete. A filha pede picolé de amendoim... 

Nessas pequenas cidades o antigo e o moderno fazem de tudo para coexistir. Na mesma praça, o bar nostálgico, com o tio dos picolés caseiros e a sorveteria self-service com milhões de sabores e acompanhamentos. Nas mesas de rua, gente conhecida, saboreando uma cerveja e petiscos diversos. Os da terra pedem batatinhas fritas, pizza aperitivo, hambúrguer gourmet (porque é novidade) e os turistas, língua fatiada ao molho especial (para o self inesquecível e chocar os amigos urbanos). No bar da esquina, o telão virado para a praça hipnotiza a maioria dos homens. É o futebol na alma do brasileiro... O som do narrador, comentaristas e gols são o plano de fundo do domingo à tarde ainda nos dias de hoje. Um som que está nas minhas mais antigas memórias de criança... Num sítio de casarão antigo com o avô sentado na varanda, com o rádio ligado e o pé descalço no chão. O cafezinho no copo de vidro. E toda a coleção de Estadinho (quem lembra?) guardada com carinho para quando a neta chegar. 

O universo caipira é tão rico e deixa mais saudades que todo o conforto moderno.

Comentários

Anônimo disse…
Estive em Itajubá.......em 2001.
tinha um documento mais ou menos 300 fls, para fazer xerox.
Em um local a funcionária com a marmita amarradinha em um pano xadrezinho de azul e branco , não podia fazer porque era muita coisa e ela já ia almoçar, rs rs como eu também já estava com fome senti uma vontade danada de pegar aquele almoço dela e comer todinho, pois pelo capricho do amarrado, eu tenho certeza que a comida estava ótima.
Fui para um cartório perto de uma praça e neste cartório fizeram uma junta de funcionários para providenciar os xerox... que eu precisava (documentos cedidos no INSS)disseram que trezentos fls. era muito.Aguardei todo o ritual pacientemente e amando a calma do povo, também cogitei comprar, ou alugar uma casinha lá.
Beijos, Deus te proteja.
Anônimo disse…
Caipira
"O que eu visto não é lindo
Ando até de pé no chão
E o cantar de um passarinho
É pra mim uma canção
Vivo com poeira da enxada
Entranhada no nariz
Trago a roça bem plantada
Pra servir ao meu País
Sou, sou desse jeito e não mudo
Aqui eu tenho de tudo
E a vida não é mentira
Sou, sou livre feito um regato
Eu sou um bicho do mato
Me orgulho de ser caipira
Doutor eu não tive estudo
Só sei mesmo é trabalhar
Nesta casa de matuto
É bem vindo quem chegar
Se tenho as mãos calejadas
É do arado rasgando o chão
Se a minha pele é queimada
É o sol forte do sertão
Sou, sou desse jeito e não mudo
Aqui eu tenho de tudo
E a vida não é mentira
Sou, sou livre feito um regato
Eu sou um bicho do mato
Me orgulho de ser caipira
Enquanto alguns fazem guerra
Trazendo fome e tristeza
Minha luta é com a Terra
Pra não faltar pão na mesa
Às vezes vou à cidade
Mas nem sei falar direito
Pois caipira de verdade
Nasce e morre desse jeito
Sou, sou desse jeito e não mudo
Aqui eu tenho de tudo
E a vida não é mentira
Sou, sou livre feito um regato
Eu sou um bicho do mato
Me orgulho de ser caipira"

Tem coisa mió que sê caiiipira não, uai...

Forte abraço!
Patricia kenney disse…
Anônimo, "pelo capricho do amarrado" é uma linda expressão poética que deixa mesmo a certeza da comida gostosa ali escondida... Também me deu vontade de comer.
obrigada pela visita... da próxima vez deixe o seu nome. abraço
pat
Patricia kenney disse…
Juliano,
adorei o poema... ou seria letra de música?
É de sua autoria?
A vida caipiria é mesmo uma delícia, ainda mais na forma de poema. obrigada pela visita
beijos
pat
Unknown disse…
Oi Pat! Antes que me esqueça, pela história do anônimo aí, conheço bem a peça. É minha mãe! hihihi. D. Lurdinha, que para variar, esqueceu de assinar o comentário.
Eu adoro MG! Tá na alma essa "mineiridade". Não tem coisa melhor.
Beijoks
Anônimo disse…
Sá sinhora , nem anônima se consegue ser rsrsrs.
Isto chama ,invasão de privacidade.
Patricia kenney disse…
Querida Lurdinha anônima,
A Flávia te entregou...
É uma honra receber sua visita
abraço
pat

Popular Posts

Blog para mim é...

Gostaria de falar um pouco o que descobri sobre a blogosfera nesses dois meses de blogagem do Pinkareta. O mais importante foi ter feito novos amigos. Diferente daqueles que conhecemos no bar, nas festas, no trabalho. Esses novos amigos eu não conheço pessoalmente. Raros são os que colocam fotos em seus Blogs, não que isso seja relevante. Sabemos que um mora em Brasília, o outro em Washington, outro em Porto Alegre e tem aquele lá no Canadá. Um é casado, outro tem filhos do primeiro casamento. Muitos são estudantes, outros sábios macacos velhos. De muitos poucos sabemos suas profissões, ou sua rotina de vida, seu poder aquisitivo. Isso não tem importância nenhuma, o que vale mesmo são suas palavras. Quando conhecemos alguém pessoalmente levamos horas, senão dias ou semanas, para conhecer o ser que habita aquele corpo, que nos seduz por sua beleza, ou nos é indiferente. Não porque somos realmente levianos, mas porque precisamos avaliar o território antes de nos expor tanto. Mas, quem te

O melhor de dois mundos.

Levei muito tempo para descobrir a delícia de tricotar com uma amiga. Nessa vida sempre estive em companhia dos homens ou sozinha. Cresci no campo, cercada de silêncio. Minha mãe (minha amiga) sempre foi uma mulher prática. Nunca a vi perder horas se arrumando, nem se permitindo luxos femininos. Maquiagem passou ao largo. Meus irmãos, homens, eram minhas melhores companhias, ou melhor, os amigos dos meus irmãos. Minhas lembranças solta no mato são de muita conversa interior, profunda comunhão com a natureza, ou brincadeiras de polícia e bandido no bosque, escaladas de árvores e morros,  Mountain bike (quando isso nem existia de fato), montaria e jogo de futebol americano no campo da Coudelaria do Exército, que ficava vizinho à chácara.  Sempre cercada de moleques, eu era boa de luta. Não porque fosse truculenta, mas porque, pequena e franzina, eu me dava o direito de fazer cócegas, dar umas mordidas ou puxões de cabelo. Muito justo já que não podia ganhar pela força bruta. Eu era uma

A história de um gato

Havia um gato de rua, enorme, que de vez em quando aparecia lá em casa para filar alguma bóia. Eu o chamava de Gatão. Ele trazia no corpo as marcas de muitas lutas, algumas bem profundas. Já havia perdido parte da orelha e tinha o couro cascudo. De tão surrado parecia velho, mas era ainda bonito e forte. Sua personalidade transpirava dignidade e coragem. Logo que mudei para lá tive o (des) prazer de conhecê-lo, pois ele precisava mostrar ao meu gato Dengo (que nome infeliz, feito para apanhar) quem era o dono da rua. Resolvi a situação fazendo um trato com ele. Ele não batia no meu gato dentro do meu território (minha casa e jardim) e, em troca, ganhava comida. Um dia, da sacada da minha janela presenciei algo notável.O Gatão estava junto ao meu gato Dengo (que aprendeu rapidinho quem mandava na rua) na calçada do outro lado da rua. Algumas casas abaixo o vizinho soltou dois pastores para ficarem à rua um pouco. De cara imaginei o pior! Os cães, quando viram os gatos saíram em dispar